Seja bem vindo
São Paulo,02/05/2024

      • A +
      • A -
      Publicidade

      Dízimos, votos e ofertas

      Quando uma pessoa se torna serva do Senhor Jesus, há nela a consciência de que sua vida e tudo o mais que a envolve, passa a pertencer ao seu Senhor Jesus


      Dízimos, votos e ofertas

      Dízimo, também chamado de “primícias” é um ato de comprometimento com a obra de Deus.

      O ato de dizimar, na prática, mostra que reconhecemos que o Senhor Jesus está acima de tudo, que Ele é o primeiro em todas as coisas. 

      Dízimo significa: a décima parte de um todo.

      Na Bíblia, mesmo antes da Lei, encontramos Abraão dando o dízimo a Melquisedeque (Gn 14:20). 

      Ao entregar os Mandamentos para Moisés, Deus registrou a importância de dar as primícias a Ele (Lv 27:30-32). 

      Mais tarde, em Malaquias (3:10), o Senhor disse: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se Eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.” 

      Jesus, no Novo Testamento, reiterou esta prática (Lc 11:42).

      Quando uma pessoa se torna serva do Senhor Jesus, há nela a consciência de que sua vida e tudo o mais que a envolve, passa a pertencer ao seu Senhor Jesus. Portanto, tudo o que ela é ou tem, venha a ser ou ter, pertence exclusivamente a Ele. 

      Ora, o dízimo é o reconhecimento do senhorio de Jesus Cristo para aqueles que Lhe são servos.

      As ofertas

      Se o dízimo caracteriza a fidelidade do servo de Deus, a oferta indica seu amor e a sua consideração para com Ele. 

      Deve ser espontânea e dada com alegria (Rm 12:8; 2 Co 9:7), pois simboliza a Oferta de Deus ao mundo, ou seja, Jesus Cristo (Jo 3:16). E somente por meio dessa Oferta é que podemos chegar a Deus (Jo 14:6). 

      Portanto, além de simbolizar a Pessoa do Senhor Jesus Cristo, também é o que aproxima o ser humano de Deus.

      O Senhor Jesus disse: “Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos darão…” (Lucas 6:38)

      As ofertas voluntárias expressam a devoção, o amor, a entrega e o comprometimento com a obra de Deus.


      O sacrifício

      Deus construiu o caminho do sacrifício e foi o Primeiro a atravessá-lo para resgatar a comunhão com a Sua criatura. É uma via de mão dupla: assim como Deus teve que passar para nos alcançar, nós também temos que atravessá-lo para conquistar os benefícios da fé. 

      "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me." Lucas 9: 23

      A oferta de sacrifício significa entrega total apresentada no altar de Deus e representa a própria vida do ofertante que, simbolicamente, está sendo ofertada. 

      O sacrifício clamará permanentemente no altar.

      É como se o sacrificante dissesse: “eu ofereço a minha própria vida em troca da Tua resposta”, confiando nEle. Esta, portanto, é a mais perfeita expressão de fé, certeza e convicção. Contudo, para que seja aceita, é necessário um elemento essencial: a fé sobrenatural.

      O sacrifício é, na realidade, algo muito difícil, que dói, pois exige abnegação total e, ao mesmo tempo, absoluta certeza de sucesso. 

      O sacrifício nunca é executado com alegria ou satisfação. Pelo contrário, exige do ofertante toda a sua força, todo o seu empenho, enfim, todo o seu potencial na conquista do ideal.

      A pessoa deve perguntar a Deus o que Ele deseja como oferta de sacrifício, e o próprio Deus revelará.

      O sacrifício representa confiança total em Deus da parte do ofertante.

      Identifique neste versículo abaixo a entrega total e o sacrifício aceito por Deus:

      Verdadeiramente, vos digo que esta viúva pobre deu mais do que todos. Porque todos estes deram como oferta daquilo que lhes sobrava; esta, porém, da sua pobreza deu tudo o que possuía, todo o seu sustento.

      Lucas 21:4

      O sacrifício é a maior expressão de fé sobrenatural.




      COMENTÁRIOS

      Buscar

      Alterar Local

      Anuncie Aqui

      Escolha abaixo onde deseja anunciar.

      Efetue o Login