Seja bem vindo
São Paulo,14/06/2024

      • A +
      • A -
      Publicidade

      O que significa Bereshit?

      Entenda o significado profundo dessa palavra


      O que significa Bereshit?

      A Sagrada Escritura tem início com uma frase bem interessante: “No princípio…”. A palavra utilizada aqui em hebraico é bereshit. Tal palavra aparece somente duas vezes em toda a Escritura: Gênesis 1.1 e João 1.1. Um outro fato curioso é que o primeiro verso da Torah em hebraico contém sete palavras! Isto nos mostra um senso de ordenação da parte do Criador, que aqui nos confirma que seus atos foram todos planejados, organizados e realizados de forma lógica e exata, com a intenção de atingir um objetivo: uma criação que exaltasse o Nome do Deus Eterno!


      Há ainda algo curioso aqui: porque a Torah tem início com a letra bet (A)? Devemos notar que esta letra tem uma abertura para a esquerda, diferentemente das outras letras do alfabeto hebraico. Okay, mas o que isso significa? Significa que o método de revelação tem início a partir de agora e ao homem é dado conhecer apenas aquilo que lhe é revelado a partir da palavra “Bereshit”... A língua hebraica é escrita da direita para a esquerda, indicando que ao homem foi dado conhecer o que o Criador lhe desvendou a partir de agora! O que ficou para trás não está revelado e, sendo assim, ao homem é vedado o direito de “supor” o que aconteceu antes da criação!


      Alguns mestres alegam ainda que a letra “bet” como proposição do termo “reshit” funciona como um constructo indicando o tempo em que a ação foi realizada. Assim seria traduzido por “para”. A palavra “reshit” significa primeiro, princípio, melhor. Em sua raiz temos muitos outros significados como “ro’sh”, que significa cabeça, pico, cume, parte superior; também “ri’shâ” que significa princípio, tempo remoto.


      A primeira ação do Eterno nos é dito: “criar!” O termo aqui traduzido por “criou” é bara, que significa “criar sem material pré-existente”. Em sua raiz temos a palavra berî’â que quer dizer “coisa nova”. Isso comprova que a criação veio a partir do nada! É difícil concebermos o “nada” pois nós não sabemos o que é isso, no entanto podemos entender que somente o Eterno existia (e com Ele todo o mundo espiritual). Alguns rabinos também acreditam que este verbo estaria no tempo conhecido como gerúndio, ou seja, “criando”, o que apontaria o tempo da criação e não a ordem em que ela foi executada.




      COMENTÁRIOS

      Buscar

      Alterar Local

      Anuncie Aqui

      Escolha abaixo onde deseja anunciar.

      Efetue o Login