Seja bem vindo
São Paulo,22/02/2024

      • A +
      • A -
      Publicidade

      Da prensa de Gutemberg ao digital


      Da prensa de Gutemberg ao digital

      E quem disse que nos séculos passados ainda não existia a impressora? Por mais que seja bem diferente do que temos hoje em mãos, mas para a época, foi uma grande revolução na Europa. Não foi pioneira, mas inovadora, estamos falando da prensa de Gutenberg. Então se não foi Gutemberg que criou a prensa quem foi? E como funcionava essa prensa? 


      Os pioneiros com a prensa foram os chineses, por volta no século VII, os mesmos já imprimiam calendários e livros sagrados, em meados de 1455.

      A prensa era feita de madeira, e as letras de metal, aquele que manuseava a máquina deveria montar as letras, em uma chapa de ferro, formando uma folha. Após esse processo estar concluído, é passado a tinta na chapa, e depois posicionado em cima da folha e prensado, passando assim a tinta para a folha e criando uma cópia.


      Essa tecnologia da época proporcionou a Gutemberg imprimir cerca de 500 bíblias, em latim, com letras góticas, as páginas do livro sagrado tinham 42 linhas, divididas em duas colunas. Porém, a princípio essa mudança não foi aceita pela igreja da época, por ser algo feito por máquinas, sem mãos humanas, com essa visão limitada foi rejeitado o novo meio de divulgação da palavra, até que Gutemberg teve a ideia de fazer as chamadas iluminuras nas folhas impressas, que consistem em decorações, desenhos feitos à mão, para então a igreja aceitar.


      A Impressão começou a se destacar ainda mais com a reforma protestante empreendida por Martin Lutero, lutando para que mais pessoas tivessem acesso à palavra de Deus, a impressão foi essencial para essa revolução. 

      É interessante como Gutemberg pegou algo e aprimorou, e fez a diferença!


      “Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; Entre o que serve a Deus, e o que não o serve.” 

      Malaquias 3:18


      Não espere algo inovador cair dos céus, Gutemberg pegou algo e inovou, pois ele não só fazia a diferença, mas era a própria diferença, por isso não tema, vá e seja aquilo que Deus quer que você seja.





      COMENTÁRIOS

      Buscar

      Alterar Local

      Anuncie Aqui

      Escolha abaixo onde deseja anunciar.

      Efetue o Login