A História Bíblica do Templo de Salomão
Saiba mais sobre o Primeiro Templo de Salomão na Bíblia.
Site Mega Curioso
A construção do Templo de Salomão é uma das partes mais notáveis da Bíblia. Além de retratar a grandiosidade de Deus, demonstra o desejo do Altíssimo de estar perto de Seu povo.
Antes de morrer, o Rei Davi entregou a Salomão os planos, inspirados por Deus, para a construção do Templo do Senhor. No quarto ano de seu reinado, Salomão iniciou a construção do templo, que levou sete anos e meio para ser concluído. O Templo foi destinado exclusivamente à adoração e aos sacrifícios a Deus.
Construção
O Templo foi construído com materiais preciosos, incluindo madeira de cedro, pedras de alta qualidade e ornamentação em ouro.
O Interior do Templo
O Templo tinha um hall principal, chamado Santuário ou Lugar Santo. Nele encontravam-se os candelabros, a mesa dos pães e o altar de ouro para os perfumes. Atrás do altar principal, ficava a sala denominada "Santo dos Santos", iluminada apenas pela luz que provinha da porta de entrada e contendo duas enormes figuras de querubins na porta. Dentro desta sala estavam alguns elementos do Tabernáculo, incluindo a Arca da Aliança, que foi perdida no segundo templo. Do lado de fora, havia o pátio onde o povo se reunia para buscar e sacrificar a Deus.
Utensílios Sagrados
O Templo incluía vários outros elementos sagrados, como o Altar dos Holocaustos, o Mar de Bronze e o Menorah (candelabro), entre outros utensílios. Cada elemento tinha um significado especial e era importante para o povo de Israel.
Conclusão
O Templo foi concluído em 1005 a.C. Salomão reuniu todo o povo de Israel e invocou a presença do Senhor, destacando a importância do Templo, que serviria como a morada terrestre do Altíssimo. A oração de Salomão após a conclusão do templo revelou a humildade e a dependência do povo de Deus.
"Atende, pois, à oração do teu servo e à sua súplica, ó Senhor meu Deus; ouve o clamor e a oração que o teu servo faz perante ti. Que os teus olhos estejam dia e noite abertos sobre este lugar, do qual disseste que ali porias o teu nome; para ouvires a oração que o teu servo orar neste lugar."
2 Crônicas 6:19-20
Como resposta, o fogo divino desceu do céu e consumiu os holocaustos no altar, mostrando que Deus havia aprovado tanto a oração de Salomão quanto a construção do Templo. Naquele dia, a glória de Deus encheu o Templo.
"Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar. Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias."
2 Crônicas 7:15-16
COMENTÁRIOS