Como era o Templo de Salomão?
Conheça a estrutura a importância do Templo de Salomão
O Interior do Templo de Salomão
Descubra a grandiosidade do interior do Templo de Salomão: um espaço sagrado, ricamente decorado, onde os sacerdotes realizavam rituais diários e a presença de Deus era manifesta.
Três Partes Principais
O Templo era dividido em três áreas principais, e cada espaço se tornava progressivamente mais restritivo:
• O Pátio do Templo
• O Santo Lugar
• O Santo dos Santos
O Pátio do Templo
Ao entrar, os visitantes eram recebidos por um amplo pátio externo. Este era o local onde aconteciam as principais festividades e celebrações do povo de Israel. Era um local principalmente de adoração e sacrifício. Continha o Altar de Bronze, utilizado para oferecer sacrifícios de animais, e o Mar de Fundição, uma grande bacia para a purificação dos sacerdotes.
O Santo Lugar
Esta era a segunda área do Templo de Salomão, inacessível ao povo e destinada às funções dos sacerdotes, sendo um espaço de adoração e serviço contínuo a Deus. Neste local, estavam guardados diversos utensílios sagrados, dos quais os três principais eram:
• Os Dez Castiçais de Ouro: iluminavam o espaço, simbolizando a luz divina.
• O Altar de Ouro: era usado para queimar incenso diariamente pelos sacerdotes.
• A Mesa de Ouro: com os Pães da Proposição, simbolizava as 12 tribos de Israel.
O Santo dos Santos
A área mais interna e sagrada de todo o templo. Somente o sumo sacerdote tinha acesso, e apenas uma vez por ano, no Dia da Expiação. Ficava entre o Lugar Santo e o Pátio. Era dividido do Lugar Santo por uma escada e porta de ouro. Neste espaço, era guardada a Arca da Aliança, símbolo da presença de Deus entre o povo. Havia também dois querubins ao redor da Arca, representando a proteção divina.
Conclusão
No passado, somente o sumo sacerdote tinha acesso ao Santo dos Santos, que representava a presença de Deus. Com o sacrifício do Senhor Jesus, hoje todos podem ter acesso ao Deus Altíssimo pela fé e entrar em Sua Santa presença.
“Mas Cristo, tendo vindo como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação, não por meio de sangue de bodes e novilhos, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção.”
(Hebreus 9:11-12)
Leia também!
Estamos vivendo as Festividades dos 10 Anos do Templo de Salomão, um momento de celebração com encontros especiais. [Clique aqui].
COMENTÁRIOS